Dentro da Medicina Tradicional Chinesa existe a teoria dos 5 elementos que considera que o universo é formado pelo movimento e pela transformação dos 5 princípios representados por MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL, e ÁGUA. Esses princípios tem relações constantes, se originam reciprocamente e são condicionados uns pelos outros. Seus movimentos e suas alterações incessantes realizam um ciclo, ao longo do qual eles se sucedem continuamente, sendo por isso, também chamados de 5 movimentos.
Apesar de nem sempre perceptíveis, os cinco elementos têm um papel fundamental na nossa vida cotidiana. Nossas emoções, nossa saúde, nossa alimentação e até nossa vida espiritual resultam sempre da interação dessas cinco forças da natureza.
Cada elemento possui características específicas e tem relação direta com cada órgão e víscera do nosso corpo explicando também as particularidades da atividade fisiológica de cada órgão.
Hoje vou falar um pouco sobre os sabores que estão relacionados com cada elemento.
Os 5 sabores são:
Ø PICANTE – superficializa as doenças e provoca a sudorese, regula a respiração e abre os poros da pele, indica-se para as doenças de pulmão e intestino grosso. Ativa a circulação do sangue, está associado ao elemento METAL.
Ø SALGADO – resolve a secura, é laxativo, relaxa as contrações, amolece os nódulos, indica-se para as doenças de rim e bexiga, serve para limpeza intestinal, está relacionado com o elemento ÁGUA.
Ø ÁCIDO ou AZEDO – tem efeitos adstringentes, provoca contrações e enrugamentos, produz saliva e diminui a sede, indica-se para doenças de fígado e vesícula biliar, está relacionado com o elemento MADEIRA.
Ø AMARGO – dispersa o calor, apaga o fogo, é emético, laxativo e diurético, seca a umidade e endurece os tecidos, indica-se para doenças de coração e intestino delgado, está relacionado ao elemento FOGO.
Ø DOCE ou ADOCICADO – nutre a energia e o sangue, regula a digestão e neutraliza as toxinas, indica-se para doenças de estômago e paço-pâncreas, evita cansaço, dá relaxamento muscular em geral, está relacionado ao elemento TERRA.
Cada sabor é necessário a um órgão. O excesso é prejudicial a diversos órgãos, entretanto o órgão correspondente ao elemento dominado é o mais afetado.
Não esqueça que às vezes a vontade de certos sabores pode indicar um desequilíbrio, por isso é necessário a avaliação de um profissional antes de sair comendo determinadas coisas.
Vou dar um exemplo: o excesso do azedo prejudica o Baço, o excesso de salgado prejudica o Coração. O importante é sempre procurar o equilíbrio energético entre os órgãos e a alimentação correta ajuda nesse equilíbrio.
Boa tarde!