quarta-feira, 28 de março de 2012

O que comer no Outono?


 ESTAÇÃO DA JUSTIÇA E DO PULMÃO

Segundo a filosofia chinesa, o outono é a estação da maturidade, dos julgamentos e o momento de decidir o que deve mudar em nossas vidas.

Na primavera recomenda-se a generosidade, o não julgamento e a aceitação do outro como ele é. No verão, aconselham-nos a cultivar a alegria, participar das festas, viver a exuberância. Já o outono é uma estação mais doída, em que devemos limpar nosso terreno, eliminando tudo o que for nocivo ao nosso redor, como se limpássemos um jardim das ervas daninhas.

Na China, o Ministério da Justiça é chamado de Ministério do Outono, e é nesta estação que as sentenças mais duras são proclamadas. O julgamento é necessário e complementar à generosidade pregada na primavera. Os dias de outono inspiram a disciplina de discernimento para que façamos a seleção do que fica e do que sai de nossas vidas, mesmo se o que tiver de sair fizer parte das coisas a que somos apegados. Para tanto devemos:
  • Buscar maior disciplina  no cumprimento de nossas obrigações.
  • Buscar ser justo.
  • Evitar gelados.
  • Fazer exercícios respiratórios pela manhã.
O QUE COMER NO OUTONO?

Estão indicados os alimentos que fluidificam mucos e facilitam a expectoração. Entre eles, gengibre, alho, alho-poró, cebolinha e hortaliças cozidas ou refogadas.

Proteínas animais - carnes magras, peixes magros, carne branca de aves, frutos do mar.

Cereais e leguminosas - aipim, inhame, batatas(todos os tipos), cenoura e beterraba cozida.

Hortaliças - cozidas ao vapor ou passadas por uma chapa quente para quebrar a energia fria dos vegetais crus. Comer mais alho, cebola, alho-poró, pimentões coloridos, gengibre, nirá, missô.

Temperos - Shoyo, gersal, azeite de oliva e os condimentos de natureza morna ou quente.

Chás - eucalipto, capim-limão, casca de abacaxi com gengibre ou com cravo ou canela, chá de limão com canela.

Evitar água e líquidos gelados, sorvetes, carne de porco, leite e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário