quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Como a Acupuntura atua na Dor



A acupuntura tem experimentado um aumento expressivo de adeptos, cuja prática é milenar, fazendo parte da chamada Medicina Tradicional Chinesa.  A acupuntura refere-se, à inserção de agulhas através da pele, nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado, a estimulação desses pontos faz com que o corpo libere neurotransmissores como serotonina o que explica o mecanismo de controle da dor aguda e crônica.

A doença na Medicina Tradicional Chinesa é considerada um bloqueio ou distorção de energia vital e sua causa está relacionada com a tensão emocional e com fatores climáticos a que o corpo é exposto. No nosso corpo existem energias que protegem e que destroem o organismo, o entendimento dessas energias permite o controle do corpo e da boa saúde.

A dor de um modo geral leva a pessoa a manifestar sintomas como alterações nos padrões de sono, apetite, manifestações de irritabilidade, alterações de energia, diminuição da capacidade de concentração, restrições na capacidade para as atividades familiares, profissionais e sociais.

Casos de dores de qualquer localização e causa vem aumentando em nosso dia-dia, possivelmente esse fenômeno esteja relacionado a vários fatores, entre eles as mudanças ambientais, novos hábitos de vida, etc. A dor é um sinal de alerta, um aviso que nosso corpo usa para prestarmos atenção em algo.

A acupuntura atua aumentando a ação do Sistema Supressor de dor. No encéfalo e no hipotálamo, existem complexos nervosos reguladores das sensações de dor, os quais, uma vez estimulados por agulhas nos terminais nervosos através dos pontos de acupuntura, geram um impulso que aumenta a liberação de neurotransmissores no complexo supressor da dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico a nível cerebral. Além disso, atua na liberação de neurotransmissores encefalina e dinorfina, que bloqueiam a transmissão de dor na medula espinhal para o cérebro e nas células brancas do local inflamado, a acupuntura provoca maior concentração de endorfina, e esta atua como analgésico local.

Praticamente toda pessoa apresenta algum tipo de dor no decorrer de sua vida, variando sua intensidade e podendo ser caracterizada como um problema de saúde. Para a acupuntura a dor é resultado da obstrução do livre fluxo de Energia Vital (Qi) no corpo, ou seja, a energia não consegue circular. Fatores externos climáticos, fatores internos e outras causas são responsáveis pelo aparecimento de dores.

A acupuntura sempre vai poder ajudar por si só ou associadas a outras técnica, procure sempre um profissional para uma avaliação mais detalhada no caso de dor.

Boa semana!!

Drª Cristiane Lopes da Silva – Fisioterapeuta especialista em Acupuntura

Nenhum comentário:

Postar um comentário